quarta-feira, 5 de março de 2014

Você tem alguma carta na manga que lhe tornou um professor diferenciado? revelaria esta carta?‎

Não acho que tenha nenhuma carta na manga e divulgo a qualquer um meu procedimento didático, pois acho que é benéfico para o aprendizado. Note que se refere ao aprendizado de Física e pode não ser ideal para outros conteúdos. Para começar é preciso que o professor seja fissurado no assunto que leciona, isto é, deslumbrado, maravilhado, super curioso. Não daqueles que só fazem o que é preciso para cumprir a obrigação, dizendo que ganham pouco para se dedicar muito a aprofundar seus conhecimentos próprios. Quem for assim nunca será bom professor. Tem que querer saber o máximo a respeito de tudo o que ensina e temas correlatos, independentemente do quanto ganhe. E tem que saber muito mais do que precisa ensinar, tanto em abrangência quanto em profundidade. Para isso é bom, a cada ano, fazer um rodízio de séries ou disciplinas que leciona, para estar sempre em dia com tudo. Depois tem que saber que professor não ensina, provoca o aprendizado. O aluno é que aprende por si. Chamo isso de "método da redescoberta". Fazer o aluno ser, ele mesmo, um cientista, e descobrir o assunto em estudo, certamente orientado. O pior a se fazer é dar a resposta já mastigada e pronta. Tem que fazer o aluno quebrar a cuca. Senão não aprende. A aula tem que ser um debate, se possível, com experimentos, até que se chegue à conclusão. Todo mundo participando. Depois tem que aplicar o que se aprendeu em situações reais e não fictícias. Façam medidas, saiam da sala, Meçam distâncias, velocidades, massas. Façam cálculos com dados reais, obtidos de medidas. Tem que ter tarefa para casa todo dia, a ser feita no mesmo dia. O melhor é pedir para redigir um texto explicando o assunto com suas próprias palavras. E cortar erros de português também. Esquece o que cai no enem e no vestibular. Quem acerta as questões é quem sabe a matéria. Sabendo, o que aparecer a pessoa resolve. Essa é a minha filosofia. Tem que entender profundamente é não saber macetes para resolver problemas. Isso eu não passo de modo nenhum. Outra coisa: nos problemas de física, sempre resolver só com letras e substituir os valores só no fim. Isso aguça muito o raciocínio. E nada de arredondar a gravidade para 10m/s². Isso é ridículo. Usar, pelo menos, 9,8 m/s², de preferência 9,81 m/s². Tem que fazer a turma adorar física e botar todo mundo para trabalhar o tempo todo. O professor tem que ser amigo dos alunos e alunas, mas não "amiguinho". Um conselheiro, um esteio, um outro pai (ou mãe). Tem que passar, também, valores éticos e da civilização. Não é só um instrutor.

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