Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Professor, quanto mais rápido um corpo está, maior seria o peso aparente ? No dia a dia, quanto mais rápido um carro está, menor fica seu peso aparente. É isso mesmo ? o Sr. poderia fazer um comentário ? obrigado.
Peso aparente é a força com que um objeto comprime o seu apoio. Um carro em movimento acaba sendo sustentado, em parte, pelo fluxo de ar que passa por baixo dele mais rapidamente do que por cima, devido ao maior comprimento do trajeto superior, como numa asa de avião. Por isso é que os carros de corrida têm um aerofólio invertido para comprimir o carro para o chão. O peso aparente pode ser alterado, também, se o apoio estiver com uma aceleração vertical. Se o apoio acelerar para cima o peso aparente aumenta, se acelerar para baixo ele diminui, podendo até se inverter, isto é, empurrar o objeto para cima, o que acontece dentro de um avião na parte mais alta de um "looping" que ele esteja fazendo. O terceiro efeito sobre o peso aparente é o empuxo do fluido em que o corpo esteja imerso. Por exemplo, dentro d'água a pessoa comprime muito menos o chão em que se apoia do que dentro do ar. E, finalmente, há alteração do peso aparente em razão do movimento de rotação da própria Terra, que faz com que o chão tenha uma aceleração para baixo, o que reduz o peso aparente, dependendo da latitude. Dentro de uma nave em órbita o peso aparente é nulo, porque a aceleração centrípeta da própria nave é exatamente igual á aceleração da gravidade existente no local. Mas o peso não é nulo, pois ele é que é a força que mantém a pessoa em órbita em torno da Terra, com uma nave orbitando em volta dela também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário