Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Sobre a pergunta da árvore caindo fazer barulho ao cair sem ter alguém por lá, o que acha dos comentários nesse link? http://filossurfar.blogspot.com.br/2009/01/quaestio-surfistas-
Não gosto desse negócio de se enquadrar no empirismo ou no racionalismo. Para mim a filosofia não pode ser adjetivada. Como há inúmeras observações de árvores caindo e fazendo barulho, pode-se, com toda a confiança, afirmar que uma árvore que caia sem observadores, fará barulho. Note que observadores não precisam ser humanos. Podem ser outros animais ou aparelhos (gravadores com microfones). Note que a conclusão que fará barulho é, em parte empírica, em parte racional. Da observação empírica de árvores caindo e fazendo barulho, pode-se, por raciocínio indutivo, concluir que outras árvores ao cair, nas mesmas condições (isto é, dentro da atmosfera), fará barulho. Nesse caso há, de fato, uma relação de causalidade entre a queda e o barulho. Isso não garante que causa seja uma necessidade para tudo. Mas não é verdade que não exista causa e efeito. O que não existe é a obrigatoriedade de causa e efeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário