segunda-feira, 21 de abril de 2014

Como você convenceria uma criança para arrumar a cama (só um exemplo), através de argumentos? Pelo que me vem a mente, nenhum deles convenceria a criança, só deixaria espaço para ela negar e dizer que quer deixar bagunçado mesmo e não importa.‎

Sim. E se ela não atender, privando-a, sem apelação, de algo que ela goste, como ver algum programa de televisão, ou jogar bola. Tem que ser firme sem ser violento e nem caprichoso. Tem que ser coerente e nunca perder a calma. Se isso for feito desde que a criança começa a se entender por gente, não haverá confrontos e nem necessidade de mando e obediência. Assim fui educado e assim eduquei meus filhos. Deu muito certo e eles são extremamente responsáveis, bondosos, justos, esforçados. Sempre foram excelentes alunos, nunca foram preguiçosos, sempre tiveram muitos amigos e, inclusive, eram líderes de seus grupos de amigos. E sempre fizeram tudo o que eu lhes pedia, porque entendiam que eu estava com razão no que pedia. E eu nunca pedi nada que não fosse completamente razoável. Nem eu nem a mãe deles. Do mesmo modo que meu pai e minha mãe, bem como os pais e mães deles. Minha família é uma família liberal há várias gerações. Meu pai e o pai dele já eram filosoficamente anarquistas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails