Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Visto que você não segue religiões, de onde vêm os valores que você carrega? Como bondade, honestidade, respeito...? Como chegou à conclusão sobre o que é bom e o que é ruim na vida? A 'lei dos homens' (Constituição, cultura) é suficiente para ajudar um indivíduo a atribuir um sentido à vida?
Já fui uma pessoa profundamente religiosa e deixei de o ser em razão do aprofundamento de meus estudos religiosos, filosóficos, históricos e científicos, especialmente de cosmologia, evolução e neurociências. Mas retenho das religiões os ensinamentos éticos. Todavia, esses ensinamentos não são religiosos. A religião é que se apropriou deles para si. Eles são humanistas, filosóficos. A Filosofia é que é a verdadeira mestra da vida. O que as religiões possuem de bom elas tomaram emprestado da Filosofia. A Filosofia é que é capaz de mostrar às pessoas o caminho do bem. Não são as leis que levam as pessoas a uma conduta reta, justa, magnânima e sábia na trilha do bem. É a cultura e a civilização, que as leis devem espelhar, mas nem sempre o fazem. O processo educativo consiste, justamente, em passar às novas gerações os valores desenvolvidos pela humanidade para se conduzir no mundo de forma a propiciar a todos uma vida aprazível e significativa, em um mundo justo, harmônico, igual, próspero, benigno, pacífico e feliz para todos, e não só para alguns. Isso não depende de religião nenhuma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário