quarta-feira, 23 de abril de 2014

Escolas particulares são abomináveis tanto para comunistas/anarquistas, que as vêem como instituições capitalistas de manutenção da elite, quanto para quem acredita que o capitalismo meritocrático é o mais justo (meu caso). Por que o senhor presta serviços a uma?‎

Por vários motivos: Como tenho muitas despesas e muitas dívidas para saldar, preciso do dinheiro. Depois, esta é uma escola que concede bolsas e descontos para carentes e que não se enquadra em nenhum esquema elitista. Além do mais tem uma filosofia de educação integral e não apenas de treinamento para os exames de acesso. Nela eu procuro, justamente, estabelecer um padrão de qualidade e de exigência. Tanto que o nível de reprovações é razoavelmente elevado. Claro que considero que a educação deva ser integralmente pública. Mas não concordo com o rebaixamento do nível de exigência que as escolas públicas praticam a pretexto de atender à população com menor capacidade de atingir um nível mais alto. O que eu pugno e sempre me bati é para que a escola pública eleve o nível, transformando, pela educação, todo mundo em elite, até que elite não exista mais, uma vez que é um conceito por contraste. Não quero acabar com a elite. Quero que o povo todo se torne elite. Esse é o meu pensamento. Sou completamente a favor do critério de mérito para tudo. Por isso acho importante que colégios, como o nosso, que são bons e exigentes, não aprovem ninguém por que seja rico e conceda bolsas a quem tenha potencial, mesmo sendo pobre. Se colégios como o nosso acabarem, o povo, pelo menos do Brasil, se afundará na mais completa mediocridade. O ideal, realmente, é que toda escola pública seja de excelência e bem exigente. Ou seja. o que acontece com as universidades públicas, também aconteça com os colégios públicos. Quando eu estudei era assim. Os públicos é que eram os bons. O desafio é que continuem, não só bons, mas excelentes, e consigam atender a toda a população, de modo que as escolas particulares se fechem por falta de demanda por elas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails