Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Esclareça uma coisa para nós. Qual a diferença entre massa e matéria visto que a primeira sofre efeitos relativísticos, na minha concepção, comum, massa e matéria são termos equivalentes. Como é possível variar uma sem variar a outra?
Massa e matéria são conceitos de categorias diferentes. Matéria é um tipo dos constituintes substanciais do Universo, ao lado da radiação e dos campos. Isto é, tratam-se do tipo de coisa de tudo é feito. Já massa é um atributo da matéria, isto é, uma propriedade que ela exibe, do mesmo modo que carga, energia, spin, posição, velocidade, extensão e outros. Massa não é uma coisa. Matéria é uma coisa. Massa também é o nome da grandeza que mede esse atributo. Grandeza é um número, uma abstração, portanto. Como grandeza, massa pode variar, em função do total de conteúdo substancial de um sistema. Modernamente, contudo, a massa não varia relativisticamente com a velocidade. O que varia é a energia e a quantidade de movimento (momentum). Massa é um invariante relativístico. O conceito de "massa relativística" é equivocado. A equação E = mc² não relaciona matéria com energia e sim massa com energia. Ela dá o valor de energia que se obtém com a destruição de certa quantidade de massa em uma reação nuclear ou o valor de massa que pode ser obtido na transformação de radiação em matéria e antimatéria. Note que, quando uma partícula de matéria é aniquilada por uma partícula correspondente de antimatéria, não há transformação de matéria em energia e sim de matéria em radiação. A massa total da partícula e da antipartícula é que é convertida na energia dos dois fótons de radiação produzidos. Matéria e radiação são entidades. Massa e energia não são entidades, são propriedades de entidades. Não existe "energia pura" e nem "massa pura". O que existe é algum sistema de entidades físicas (material, radiante, ou campo) que possua massa ou energia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário