terça-feira, 22 de abril de 2014

Seria interessante então uma disciplina escolar chamada "relacionamentos interpessoais" no ensino básico, para ensinar as formas de relacionamento humanos e também prevenir os estudantes de ilusões, pessoas falsas, etc. Seria uma forma de preparo ao meio social.‎

Exatamente. O ensino básico é muito centrado em conhecimentos livrescos. Eles também são necessários, mas poderiam ser reduzidos para dar lugar a outros conhecimentos e ao desenvolvimento de muitas habilidades que não são contempladas. Isso é uma delas, importantíssima. Seria uma ampliação do tema transversal "educação sexual", que, geralmente, é abordado de forma asséptica nas aulas de biologia. Mas não se ensina como lidar com os sentimentos e nem como transar gostoso. Em Filosofia, que só agora ficou obrigatória, não se treina a filosofar e nem se levantam as grandes questões para serem discutidas. Só se estuda a história da Filosofia e seus conceitos de um modo puramente decorativo, para se poder acertar as questões do ENEM. Mas não se polemiza sobre os temas candentes, porque isso não tem como cair nos exames, pois não há respostas. De que adianta dizer que o importante em Filosofia é formular perguntas e não dar respostas, se não tem como fazer questões de múltipla escolha em que não se sabe qual a resposta certa para se marcar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails