Buraco negro é uma região do espaço dentro da qual a curvatura do espaço-tempo (campo gravitacional) é tão intensa que não permite que nada atravesse a sua fronteira de dentro para fora (mesmo a radiação de Hawking não a atravessa, mas é gerada nela). Normalmente é produzido pelo colapso gravitacional de uma estrela que esgotou sua disponibilidade de energia nuclear e explodiu em uma supernova de forma tal que o caroço remanescente ficou com uma massa maior do que 2,7 massas solares (limite de Oppeheimer-Volkoff). Nesse caso, nem a degenerescência do gás de elétrons nem a degenerescência dos nêutrons consegue impedir a gravidade de comprimir a matéria até que ela se reduza a uma unica partícula elementar com a massa do caroço da estrela todo. Isso faz com que essa massa ocupe uma região de raio menor do que o raio de Schwarzschild, que posiciona o "horizonte de eventos" e forme, assim, o buraco negro.
Uma distorção no espaço tempo é uma súbita variação local de sua curvatura, causada, por exemplo, por uma súbita contração de matéria, como acontece na formação de um buraco negro a partir de uma super nova. Isso ocasiona uma quebra da suavidade da curvatura, quebra essa que se propaga, como uma onde na água a partir de onde uma pedra caiu. Isso é uma onda gravitacional, cuja quantização é denominada graviton.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário