Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 15 de abril de 2014
Ernesto, li no seu blog e você possui habilidade em diversas áreas. O que fazer para me desenvolver em diversas áreas do conhecimento (musica, literatura, exatas, medicina)? Já me disseram que quem é bom em tudo, não é bom em nada; que o melhor é focar em uma coisa para ser o melhor nela e não em va
Discordo completamente dessa concepção. Uma pessoa pode, perfeitamente, ser boa em vários assuntos. Isso se chama "polimatismo". Havendo múltiplos interesses, não há porque abandonar uns se se fixar num só. Mesmo que se fixando num só se possa ser muito melhor ainda nele, não compensa o fato de não se dedicar a outros assuntos de que se gosta. E não é preciso ser bom em tudo. Mas é muito gostoso ter uma multiplicidade de interesses e se dedicar a eles com empenho, se se é capaz. E não se deve pensar na utilidade prática do que se faz. Faz-se porque se gosta e não porque se precisa ou para obter dividendos. Se se consegue manter a vida fazendo o que se gosta, isso é ótimo. Se não se importa em ser rico, pode-se dispender um bom tempo com outras ocupações com as quais não se ganha dinheiro e, até, se gasta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário