Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Prof Ernesto, porque os planetas giram ao redor do Sol? Eu sei que é por causa da gravidade e tal, mas não entendo porque eles não colidem com o Sol, em vez de ficar girando ao redor, sendo que a gravidade do Sol é muito grande..
Um corpo em órbita é um corpo em queda que também tem uma velocidade lateral. Ele está sempre caindo, mas nunca chega ao Sol (ou à Terra) porque está avançando, enquanto cai. Imagine uma pedra lançada para o lado, de uma janela. Ela cai a certa distância. Se for lançada de um andar mais algo ou com mais velocidade, cai mais longe. Se for lançada de centenas de quilômetros de altura com dezenas de milhares de quilômetros por hora não chegará nunca ao chão, porque, sendo a Terra esférica, o chão vai saindo de baixo dela. Aí ela fica sempre querendo ir para o chão e nunca o alcança. No caso dos planetas em relação ao Sol é a mesma coisa. A Terra, por exemplo, foi formada a 150 milhões de quilômetros do Sol, com uma velocidade lateral de 108 mil km/h. Então ela nunca cai no Sol. A gravidade do Sol, onde a terra está, fornece, exatamente, a aceleração centrípeta para que ela fique numa órbita aproximadamente circular em torno do Sol. O mesmo se dá com os outros planetas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário