Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Acho que você se engana. A troca existiria sim. Ninguém doa o seu trabalho gratuitamente se ninguém doar algo de volta! O padeiro doa pão para o leiteiro, o leiteiro doa leite para o padeiro. Isso é uma "troca doada". Não tem como só doar, uma hora você terá que receber de alguém. Ou seja, trocar.
Nada disso. A economia pode ser inteiramente de doação, sem troca. Numa situação em que todos doem tudo para todos. Não precisa haver troca e todos serão beneficiados. Essa visão econômica de troca é uma visão mesquinha de uma sociedade egoísta. Uma sociedade evoluída terá superado o egoísmo e se voltará para o bem comum altruisticamente. Claro que isso requer uma evolução da mentalidade. E é esse tipo de evolução que eu prego que tem que ser estimulada pelo processo educativo para que a anarquia comunista consiga se estabelecer em apenas alguns séculos e não milênios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário