Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
como assim Deus não pode ter criado o universo só por fazer parte dele? Deus não pode ter criado o Universo e depois disso começar a fazer parte de sua criação? no caso, o universo em que vivemos.
Claro. Se Deus faz parte do Universo e Deus sempre existiu, o Universo sempre existiu e não teve criação nenhuma. O que pode ter havido, então, seria uma transformação de suas características, como aconteceu em várias de suas eras. Ele já foi campo puro, depois quarks e léptons puros, depois prótons, nêutrons e elétrons, depois átomos, depois estrelas, depois galáxias, depois planetas e assim por diante. Antes do campo puro, seria só Deus. Isso é panteísmo. Pode ser que seja isso mesmo. Que o Universo seja uma transformação de Deus. Mas, então, Deus não seria uma pessoa, como consideram que sejam ar religiões teístas, como as abrahãmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo). Todavia, não há nada que confirme que havia algo antes do campo. Supor que havia é uma mera elucubração gratuita. A suposição mais simples e plausível, que não requer nada inventado, é a de que não havia nada antes que tivesse surgido tudo. E que tudo surgiu sem razão nenhuma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário