Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
Ernesto, como se estuda de forma inteligente conteúdos que não são lógico/matemáticos? Como biologia, história, política e filosofia? Como escapar do nível superficial de ler e, com revisões, memorizar?
Esse tipo de conteúdo, para ser bem aprendido tem que ser estudado por meio de um projeto de redação de um livro (ou, pelo menos, um capítulo) a respeito. Então se tem que consultar várias fontes e escrever um ensaio a respeito, fazendo citações e argumentando consistentemente, tirando conclusões próprias e apresentando-as. Para isso é preciso que se inteire do assunto com profundidade e abrangência, num nível superior ao que seja exigido saber. Com isso, fatalmente, se saberá o que se almeja. O segredo é ir além do necessário, nunca se contentando com apenas uma fonte de referência. O ideal é que as fontes apresentem visões diferentes e, até, que se contradigam. Então a pessoa é obrigada a tirar suas conclusões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário