Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 13 de julho de 2014
Quando contemplamos a imensidão que é o céu, as estrelas/satélites parecem paradas para nós. A pergunta é: os astros estão sempre em movimento, o qual é imperceptível aos nossos olhos?
Sim. Não há nada parado no Universo. Essas estrelas que vemos a olho nu são as que estão em nossa vizinhança na Via Láctea, isto é, até uns 100 anos-luz de distância. Mas a Via Láctea é mil vezes maior do que isso, tendo uns 100.000 anos-luz de diâmetro. Todas essas estrelas estão em órbita em torno do centro da Via Láctea e a circundam em um período de mais de 200 milhões de anos. O Sol, desde que existe, já deu umas 20 voltas em torno da Via Láctea, com a velocidade de 220km/s. As demais galáxias se movem aleatoriamente em todas as direções. A de Andrômeda, a grande galáxia mais próxima de nós (está a 2,5 milhões da anos-luz) se move em nossa direção com 100 km/s, vindo a colidir com a Via Láctea dentre de três a quatro bilhões de anos. Andrômeda tem o dobro do diâmetro e do número de estrelas do que a Via Láctea, mas metade da massa, pois a nossa tem mais matéria escura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário