Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Quando não acreditamos na existência de algo, temos, de antemão, um conceito sobre esse algo. Nesta linha, quando negamos "deus" temos um conceito, mesmo que inconsciente, de "deus" (que fique claro que aqui não estou me referindo ao Ateísmo Natural). Qual é este "conceito de deus" para você?
O conceito de Deus é o de algo (pode até não ser um ser) que seja capaz de agir sobre o Universo à revelia de seu comportamento natural, isto é, uma mágico efetivo. Não importa se seja bom ou mau, transcendente ou imanente, pessoal ou impessoal. O que faz com que seja Deus é esse poder. É esse tipo de coisa que eu considero que não existe. Bondoso, se existir, certamente que não é. Isso é pacífico, dada a existência do mal. Além do mais, também, caso exista, não é perfeito, pois o Universo é lotado de imperfeições. Mas poderia existir sem ser bom nem perfeito. Todavia não há necessidade nenhuma que que exista algo desse tipo e, sendo assim, para que supor que exista, se não se manifesta?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário