domingo, 30 de novembro de 2014

Hoje uma ativista me disse o seguinte: O simples fato de eu ser homem já me torna machista por ser beneficiado pelo sist. patriarcal, e o simples fato de eu ser branco já me torna racista por me beneficiar da opressão de raça. Sou machista e racista pela simples existência. O sr. concorda?‎

Não. Discordo completamente. Ser machista e ser racista são atitudes que não tem nada a ver com o fato de ser homem ou ser branco. Há mulheres machistas e há negros racistas. Além do mais o racismo não é apenas uma atitude de preconceito de brancos contra negros. Também é de orientais, árabes ou negros contra brancos, judeus contra árabes e vice-versa ou qualquer raça em relação a qualquer outra. Se se considerar o que essa ativista disse, como cada pessoa pertence a alguma raça, exceto quem for completamente mestiçado, então todo mundo seria racista, porque pertence a alguma raça. E se todo homem for machista, só por ser homem, toda mulher é femista, só por ser mulher. Machismo e femismo são concepções que advogam privilégios para homens ou mulheres, respectivamente. Feminismo e masculinismo são concepções que advogam a igualdade de direitos e deveres tanto de homens quanto de mulheres. Um homem pode perfeitamente ser feminista e não ser machista, do mesmo modo que uma mulher pode ser masculinista e não ser femista. Como brancos e negros não são necessariamente racistas, se consideram que todas as raças são socialmente iguais. E não me refiro apenas a brancos e negros.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails