domingo, 30 de novembro de 2014

Se você não dá e não empresta seus livros, logo admite que você é um pouco egoísta, e que não está preparado para viver numa sociedade anarquista?‎

A questão é que, na sociedade atual, as pessoas não têm a consciência do compartilhamento. Numa sociedade anarquista eu não teria livro nenhum, Tudo seria comunitário. Na sociedade atual, se em fosse emprestando os meus livros, eles não seriam devolvidos e não poderiam ser disponibilizados para mais ninguém. Minha ideia e montar uma biblioteca pública em que eles seriam disponibilizados apenas para leitura "in loco", de modo que ficassem acessíveis a todos. Quando eu trabalhava na UFV, meus livros de Física e Matemática ficavam em meu gabinete e, como eu também trabalhava na reitoria e na pró-reitoria, as pessoas pegavam os livros "emprestados" e não devolviam. Perdi mais de cem. Tive que comprá-los todos de novo. O pior é que os que perdi eram cheios de anotações marginais que fizera quando os estudei. Isso os novos não possuem. Mas, como não tenho dinheiro nem para comprar nem para alugar uma casa para montar essa biblioteca, não os empresto, porque somem mesmo. Já investi quase um milhão de reais para montar minha biblioteca e não quero que ela se torna particular de ninguém. Isso é uma doação minha ao povo. Tem que ser pública. Se alguém quiser doar uma casa para alojá-los, eu aceito. Fundaremos uma ONG para tal. O valor dos livros, discos, vídeos, mapas, partituras, gravuras, revistas, programas e tudo o mais que ela possui é muito maior do o valor de uma casa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails