Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Ernesto, tudo no meio humano pode ser resumido como uma relação de poder? Ex: guerras, teses(debate) e etc... Quero sua opinião. É estranho viver num mundo assim.--- Foucault
Claro que não. Há muito mais no mundo do que poder, guerras, governos, disputas. Há vários outros aspectos, especialmente no dia a dia, que não envolvem poder e sim trabalho conjunto ou trabalho isolado, sem mandar nem obedecer a ninguém. Aliás, isso é mais comum do que ações que envolvam relações de poder. A maior parte do que se faz é para garantir a sobrevivência. Certamente há quem se valha de coação sobre outros para vantagem própria, isto é, os poderosos. Mas a maioria não é poderosa. Quem não é poderoso, parte do tempo, cuida de atender aos poderosos. Mas essa parte é menor do que a em que cuida de atender a si mesmo ou a colaborar com seus iguais. O ideal é que o mundo se livre dos poderosos. Isso pode ser feito pela união de todos os não poderosos. Isso cria um poder. Esse, por exemplo, é o poder da democracia, das greves. A união faz a força e pode se opor ao poder de poucos. Se uma população se recusar a fazer a guerra, um governo não consegue fazê-la. Por isso é que os Estados Unidos saíram da Guerra do Vietnam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário