Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
O anarquismo,de fato,seria o essencial para o futuro da humanidade? sendo que com tamanhos avanços tecnológicos vieram também doenças,miséria e pobreza. Poderia o mundo,com sua imensa dependência em um estado maior,um governo no caso,ora religioso,ora militar ou político avançar sem o caos?
Essencial não é. Mas é extremamente melhor. Só que a anarquia, como já disse inúmeras vezes, é a culminância de uma evolução que se atingirá quando todos os problemas forem resolvidos, isto é, não haver mais pobreza, nem ignorância, nem doença, nem disputas. Alcançar a anarquia se fará à medida que tudo isso for sendo resolvido. E já o é em muitos lugares. Tem que se estender ao mundo todo, pois anarquia não pode existir em algum lugar e não em outros. A dependência do mundo em relação a algum governo é uma situação atual que pode e tem que ser mudada para se atingir a anarquia. Não se tomando medida nenhuma, pela evolução normal, isso se chegará em uns cinco mil anos. Mas se foram tomadas medidas positivas para que tudo se encaminha nesse sentido, se poderá chegar lá em pouco mais de mil anos. Por exemplo, algo que precisa acabar são as religiões. Elas atravancam o progresso social, porque são hierarquizadas e dogmáticas. Isso é inadmissível na anarquia. Vai ser difícil mudar as concepções do mundo islâmico para concepções igualitárias entre os gêneros, como exige a anarquia. Mas não impossível. Acontece que tudo tem que ser pensado em um prazo bem mais extenso do que se costuma pensar. Mas, mesmo assim, bem pequeno em comparação com a existência da humanidade, que poderá se estender por milhões da anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário