Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Por que o buraco negra passa a ter uma força de atração extremamente grande apenas no chamado "horizonte de eventos" e fora dele, passa a exercer uma atração gravitacional normal, como a de um planeta qualquer?
Não existe descontinuidade na intensidade do campo gravitacional de um Buraco Negro ao se passar por seu Horizonte de Eventos. O que acontece é que os cones de luz vão se estreitando cada vez mais ao se aproximar dele e, dele para dentro, apontam só para o interior. Isso porque a velocidade de escape vai crescendo ao se aproximar, vindo de fora, do horizonte de eventos, tornando-se igual à velocidade da luz, exatamente nele. Dai se calcula o seu raio, chamado "Raio de Schwarzschild". Para que isso aconteça é preciso que toda a massa esteja aquém desse raio. No caso do Sol ele seria de 2,95 km. Mas o Sol tem o raio de 696.000 km, logo não é um Buraco Negro. Ao se passar por ele não se percebe alteração nenhuma. O que acontece é que, dele para dentro, não se escapa mais. Todavia o mais interessante é que o gradiente do campo gravitacional, ao se aproximar do buraco negro, mesmo antes do horizonte de eventos, vai se tornando muito grande, de modo que provoca o estraçalhamento dos corpos, uma vez que suas extremidades sofrem acelerações bem diferentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário