Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Professor, participei de um embate por esses dias e gostaria de saber sua opnião. Se deixássemos de fazer ciência hoje, a engenharia continuaria a evoluir indefinidamente? E o caso contrário?
Não. A engenharia depende da ciência, do mesmo modo que a ciência depende da engenharia. Uma suporta a outra e se alimentam mutuamente. Tudo o que a engenharia desenvolve foi, primeiramente, descoberto pela ciência. É claro que também existe a "Ciência da Engenharia", isto é, a parte da engenharia que não faz e executa projetos, mas descobre novos métodos e procedimentos. Mas as leis fundamentais em que esses métodos e procedimentos se baseiam são descobertas pela ciência. Isso é perfeitamente identificado na engenharia eletrônica e na engenharia nuclear. Mas as outras também exibem essa relação, como na engenharia de materiais e na química. E a ciência, por sua vez, depende da engenharia para a construção de seus equipamentos de pesquisa, como telescópios, aceleradores de partículas, microscópios eletrônicos, aparelhos de ressonância magnética e assim por diante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário