Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de março de 2015
http://ask.fm/wolfedler/answer/124162990365 Não seria melhor um único estado, capaz de apaziguar os conflitos, diminuir as desigualdades e universalizar os direitos ? Não seria um caminho melhor para a anarquia ? Eu nem sou anarquista, mas se é para defender utopias, essa seria uma boa.
Discordo. Quanto mais centralizado for o poder político, pior. O bom é descentralizar ao máximo. Não é formar um único estado mundial, com um governo mundial. Para acabar com os estados e os governos é preciso que eles se pulverizem. Do mesmo modo que para acabar com o capitalismo não se pode enveredar pelo socialismo. O comunismo se obtém pela pulverização do capitalismo, de modo que toda pessoa seja capitalista e nenhum trabalhador seja assalariado. Assim se acaba com o capitalismo. Mas não com o capital. Este passa a ser distribuído por toda a população, desconfigurando o capitalismo, que é a situação em que o capital está nas mãos de uns que pagam salários para outros trabalharem por eles. O comunismo não é acabar com a burguesia e sim acabar com o proletariado, tornando todo mundo burguês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário