Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 9 de março de 2015
Não pode não. Se for democrático deixa de ser capitalismo e passa a ser um novo modelo socioeconômico em que os empregados poderão assumir o controle e o destino do próprio negócio, por meio de uma organização diferente e cooperativa. O oposto disso não é considerado democracia, e sim "tirania".
Claro que o capitalismo pode ser democrático, tanto quanto autocrático ou acrático. Bem como o comunismo. Capitalismo e comunismo são sistemas econômicos, enquanto democracia, acracia e autocracia são regimes políticos. Todas as combinações deles são admissíveis. Só o sistema econômico socialista é que não pode ser acrático, uma vez que requer o estado e seu governo. Mas pode ser democrático ou autocrático. Em uma democracia o governo da nação, consubstanciada em um estado, e de suas divisões é exercido por representantes do povo, por ele eleitos por mandatos definidos. Isso pode perfeitamente coexistir com um sistema econômico em que existam patrões detentores de capital e trabalhadores empregados assalariados. Não considero, contudo, que isso seja algo bom, pois, para mim, não devem haver trabalhadores assalariados e sim copartícipes do capital do empreendimento, ou seja, todos os trabalhadores devem ser capitalistas e todos os capitalistas devem ser trabalhadores, sem emprego e sem salário. Isso é muito diferente do socialismo, em que os trabalhadores são empregados do estado. No comunismo pode haver estado e seu governo, mas o ideal é que não haja. Note que o comunismo não significa que não exista capital e sim que ele seja distribuído por todos. O capitalismo considera que o capital não é de todos, mas de alguns.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário