Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 9 de março de 2015
Por isso é razoável inferir que, economicamente, o capitalismo é muito mais anti-democrático, pois, se for democrático, simplesmente deixa de ser capitalismo, já que surgirá daí uma política de incentivo à interação comunitária, cooperativa e associações voluntárias de trabalhadores na economia.
Mesmo que não haja interação comunitária, o regime político pode ser democrático. A democracia política se dá no nível do governo da nação e suas divisões (províncias, estados, cidades), não sendo preciso que se estenda ao nível comunitário e empresarial para que seja democracia. Claro que, assim o sendo, é muito melhor. Mas a existência de democracia nesses níveis não implica, necessariamente, no comunismo. O capitalismo, isto é, a situação em que existem patrões detentores do capital e empregados assalariados, não é incompatível com uma gestão compartilhada entre patrões e empregados nas empresas. Todavia o ideal é que todos os trabalhadores não sejam empregados. Note que não estou preconizando o capitalismo mas, apenas, mostrando que ele não é incompatível com a democracia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário