quinta-feira, 26 de março de 2015

O pilar da mecânica quântica é o princípio de Incerteza, que nada mais é que uma atualização do aristotélico conceito de "potentia" por Heisenberg. Potentia nada mais é que um meio intermediário entre ser e não-ser, em termos modernos, é aquilo que entendemos hoje por eventos probabilísticos. cont.‎ Continuando... Trata-se então de Metafísica. Ou seja, estamos falando dos fundamentos da realidade, leis e categorias superiores. Acredito que o exemplo da água é que está distorcendo a noção de ato e potência, pois o Princípio da Incerteza nada mais é que uma noção quantitativa de Potentia

Não é não. Para começar, o pilar da Mecânica Quântica não é o princípio da incerteza. Ele é um teorema, isto é, uma decorrência lógica e não um postulado. O pilar (postulado) e o caráter dual da realidade. Em outras palavras, o fato de matéria e radiação serem quantizações ondulatórias de campo. Então a descrição matemática de um sistema físico não é feita com base na noção de partícula para a matéria e nem de onda para a radiação, mas de onda e de partícula tanto para a matéria quanto para a radiação.
Quanto à interpretação quântica do princípio aristotélico de potência e ato, isso é, meramente, uma tentativa de preservar esse princípio, totalmente sem fundamento. Para começar nem tudo o que existe "é". Essa noção aristotélico-tomista já foi derrubada pelo existencialismo filosófico. O que importa não é o que algo "seja", mas sim que "exista" algo, mesmo que não se possa dizer o que seja. A essência, pois, se coloca como um estabelecimento do que se percebe e não do que a "coisa em si" seja. Um elétron não é uma partícula nem uma onda, mas pode ser percebido como uma coisa ou outra, dependendo do processo em que esteja envolvida a sua observação. E o princípio da incerteza tem que ser correlacionado com o princípio da correspondência, pois grandezas clássicas como velocidade e posição, contidas no princípio da incerteza, não existem na Mecânica Quântica. O que existe é a correspondência de propriedades quânticas com essas propriedades clássicas. Certamente que isso é metafísica, mas não tem a menor relação com as noções de ato e potência aristotélico-tomistas. Aristóteles foi um pensador de imensa inteligência, que deu imensa colaboração ao desenvolvimento da Filosofia, da Ciência e da Cultura. Mas sua contribuição tem que ser contextualizada e relativizada, do mesmo modo que a contribuição de Galileu, Newton, Darwin, Einstein e todos os demais da história. Mesmo as contribuições atuais são todas provisórias. A ciência e a filosofia são construções dinâmicas, nunca acabadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails