Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de março de 2015
" É necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor do que as outras. " - Livro: Filosofia da ciência - Introdução ao jogo e a suas regras. É isso mesmo ?
De certo modo, o cientista, por sua formação, pensa melhor mesmo do que a maioria das pessoas, exceto os filósofos. A razão é que o treinamento científico faz o cientista sempre duvidar e não aceitar o senso comum como válido sem um exame minucioso dessa validade. Esse espírito necessário para a construção da ciência é aplicado pelo cientista a outras facetas da realidade, como a vida pessoal e social cotidiana, bem como para as questões econômicas, legais e de que natureza sejam. Isso é muito bom e a educação básica deveria treinar os jovens a raciocinar cientificamente, bem como filosoficamente. Infelizmente a educação básica costuma só se preocupar em transmitir conhecimentos e, bem pouco, em treinar a habilidade de usá-los, mas não em desenvolver a inteligência e o raciocínio, bem como o hábito e a técnica de refletir, de ponderar, de argumentar. Isso não significa que não haja pessoas que saibam pensar direito, mesmo não sendo cientistas. Mas que, em geral, os cientistas e filósofos pensam melhor, pensam sim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário