Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 28 de junho de 2015
Professor, o elétron é uma onda, particula, as duas coisas ou nenhuma delas? E o que significa o Colapso da função de onda?
O elétron, como toda partícula subatômica, é uma quantização de campo. Quando isolado, essa quantização se concentra em um volume bem pequeno de modo a ser uma partícula. Quanto ligado ao núcleo de um átomo, o campo do elétron se distribui no volume em torno do átomo. Mas cada elétron tem a sua identidade, mesmo estando espalhado em volta do átomo. Em muitas situações esse campo apresenta propriedades ondulatórias, como, por exemplo, ao atravessar um anteparo com duas fendas. Mesmo em volta do átomo o campo que é o elétron possui características de onda, como nós e ventres. Então se pode dizer que o elétron é tanto uma onda quanto uma partícula, especialmente porque ele não pode ser particionado ou desmembrado em partes. Ele só existe inteiro, com o conjunto de todas as suas propriedades, como carga, massa e spin, ligados a uma única entidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário