Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Ernesto, não é um exagero atribuir a Einstein a criação da física moderna e esquecer todos os outros cientistas que contribuíram,como Heisenberg,Schrödinger,Dirac,Curie, Max Planck,Niels Bohr? Já vi algumas frases do tipo: ''Einstein,o pai da física moderna.''
Claro que todos contribuíram, a começar por Max Planck, Lorenz, Poincaré, Fitzgerald. A questão é que, esses, por exemplo, ainda raciocinavam nos moldes da Física Clássica e os outros que você citou, já desenvolveram suas contribuições dentro do novo paradigma. Mas quem fez a mudança de paradigma foi Einstein, tanto no aspecto quântico, quanto no relativístico. Planck, considerado o fundador da Física Quântica, em verdade apenas apresentou seu resultado como um procedimento matemático "ad hoc", para resolver a questão da energia de um radiador de cavidade ou corpo negro. Com a solução do problema do efeito foto-elétrico (pelo qual recebeu o prêmio Nobel), Einstein mudou a concepção clássica para a quântica. Com base nisso é que De Broglie propôs suas famosas relações que levaram Heisemberg e Schrödinger à formulação da Mecânica Quântica. Do mesmo modo, Lorenz e Poincaré já tinham obtido as equações "ad hoc" para explicar o resultado nulo do experimento de Michelson-Morley, mas foi Einstein que formulou os postulados a partir dos quais tais relações pudessem ser deduzidas sob uma nova concepção do espaço e do tempo. Então, realmente, ele merece o título de "Pai da Física Moderna".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário