Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
É tão difícil elaborar o horário das turmas? O que você leva em conta, além da disponibilidade dos professores? Procura equilibrar o dia com matérias de exatas, humanas e biológicas?
O horário é elaborado em cinco etapas. A primeira consiste em alocar quem vai dar as aulas para que turmas e quantas. Isso já é um problemão, pois, dependendo do número de matrículas é que se vai definir o número de turma que existirão e esse número só é conhecido quase na véspera do início das aulas. Depois tem que ver quem serão os professores a serem alocados, uma vez que no início de todo semestre vários saem para fazer pós-graduação ou passam em concursos públicos e deixam as aulas, de modo que é preciso fazer seleção dos novos candidatos por meio de currículos e testes didáticos. A partir daí, os professores têm que passar os seus impedimentos de horários. Isso já é outra dificuldade, pois o horário e feito na última semana das férias e muitos estão viajando, sendo que vão ter suas indisponibilidades alteradas, já que a maioria faz mestrado ou doutorado e os horários das aulas de mestrado e doutorado mudam todo semestre. De posse dessas informações, que demandam vários dias de consultas, vai-se alocar os professores nas turmas, a princípio atendendo apenas as demandas. Então sai um horário cheio de conflitos. A fase mais demorada é, justamente, ficar trocando a posição das aulas para tirar os conflitos, sem que aulas sejam colocadas em horários indisponibilizados pelos professores. Isso leva vários dias de trabalho, pois, temos um total de uma 700 aulas a serem alocadas. Feito isso, há um horário sem conflitos e que atende às necessidades. Mas está cheio de inconvenientes. Então vem a fase de tirar os inconvenientes para os alunos, como mais de duas aulas da mesma matéria no mesmo dia, a existência de janelas sem aulas, ou de todas as aulas de exatas no mesmo dia e assim por diante. Feito isso, o que também é bem demorado (umas 30 horas de trabalho) vem a fase de tirar as inconveniências para os professores, como a presença de janelas, de horário picado em vários dias de poucas aulas em cada um. Além do mais, como temos dois prédios, é preciso que os professores que deem aulas em um e no outro não fiquem se locomovendo em idas e vindas entre eles. Isso tudo requer, em geral, umas 100 ou mais horas de trabalho. Mesmo assim não agrada a todos e pode acontecer de ficar algum problema sem solução, como alguma janela para alguma turma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário