Quanto à singularidade, realmente ela não pode existir, pois não há como algo físico possa ter densidade infinita ou volume nulo. A relatividade geral, que explica a expansão cósmica, não se aplica à situação inicial do Big Bang e uma extensão dela mais abrangente, englobando a física quântica precisa ser descoberta para dar conta de explicar como tudo se comportava próximo ao Big Bang. Há várias propostas na mesa, das quais essa é uma delas. Todas estão em aberto, aguardando algum teste crucial que as confirme ou rejeite.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Professor, de que forma um universo infinito se sustenta com o Big Bang? E o que você acha do modelo de universo sem singularidade? http://hypescience.com/fisicos-desenvolvem-modelo-universo-sem-singularidade/
O que você quer dizer ao perguntar como o Universo se sustenta? Seria o que faz com que ele permaneça existindo? Ou expandindo? O surgimento do Universo foi um evento fortuito, isto é, sem nenhuma causa ou razão, bem como sem nenhum propósito. Não precisava ter surgido. Surgiu, sem provir de nada que o antecedesse. Esse surgimento foi tanto um surgimento de conteúdo, no caso de campo (que só depois se converteu em matéria e radiação), bem como de espaço, esses constituintes com seus atributos de extensão, de energia e outros. Mas surgiu, surgiu se expandindo, o que significa que seu estado já surgiu se alterando e essa alteração deu azo ao surgimento do tempo. Outra coisa que surgiu foram as leis descritivas do modo como tudo se comporta nele. Dentre elas as leis de conservação, pelas quais o que existe não se perde, mas se transforma. Então ele continua existindo, em razão de ser esse o seu modo de se comportar. E por que é esse o modo? Não se sabe. Como não se sabe quase tudo a respeito do que seja, mesmo, fundamental. Por exemplo, por que um conteúdo que possua massa e/ou energia encurva o espaço-tempo? Da mesma forma a expansão. Existe um campo que surgiu e que atua sobre o espaço, expandindo-o e fazendo com que o conteúdo do Universo, sem sair do lugar, tenha suas partes cada vez mais afastadas umas das outras porque o próprio espaço incha. Esse campo, impropriamente denominado de "energia escura" é que provoca a expansão cósmica. Por quê? Não se sabe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário