Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Vc ainda acredita no que a ciência diz? http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/explosao-de-equivocos-fraudes-em-estudos-publicados-deixam-ciencia-em-xeque-13259159#_=_
Claro que sim. Casos assim são uma minoria e sua revelação mostra que a ciência tem mecanismos de auto crítica bem severos. Pessoas do mal as há em todas as atividades mas, em ciência a sua fração é bem menor do que, por exemplo, em negócios, na indústria, entre advogados e, até, juízes, sem mencionar, é claro, políticos. Inclusive até entre lideres religiosos há mais corruptos e desonestos do que entre cientistas. Além do mais, mesmo que se confie, desconfiando, na ciência, ela é muito mais confiável do que o conhecimento vulgar ou os ditos "saberes milenares" dos mitos religiosos ou assemelhados. Ou as "pseudociências", como a astrologia e as várias medicinas alternativas. Não que o conhecimento científico seja o único válido e nem que seja infalível. Mas que seja extremamente mais válido e livre de enganos, isso é patente. Confio muito mais na medicina do que em preces, promessas, simpatias, quebrantos, benzeduras e coisas do tipo. Aliás, não confio nem um pouco nessas coisas. Portanto, respondendo sua pergunta, ainda acredito no que a ciência diz sim, mas, como cientísta, sempre duvidando. Mas duvidando muito mais ainda (e põe muito nisso) nos conhecimentos não cientíticos, especialmente quando mostrados com uma aparato de semelhança científica. O grande valor da ciência é, exatamente, o fato dela não ter certezas e sempre estar duvidando de si mesma e não, como as religiões, afirmar suas proposições de modo dogmático e inquestionável. Isso é que é sinal de falta de garantia na veracidade do que se afirma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário