Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 25 de maio de 2016
A expansão do universo está acelerando? Uma vez, eu li que se o nosso universo for plano, a expansão estaria desacelerando, porém, nunca cessando de fato. Isso é verdade? 02/10/2015
As suposições da Relatividade Geral que conduziam à conclusão de que um Universo plano desacelera-se assintoticamente tiveram que ser modificadas pela constatação observacional de que o Universo está em um processo de aceleração global da separação dos pontos de seu espaço. A formulação completa que seja capaz de compatibilizar este fato com o fato, também bem verificado observacionalmente, de que ele seja plano, ainda não está inteiramente desenvolvida. Em outras palavras, não é bem a Relatividade Geral a teoria cabal capaz de descrever a evolução cosmológica. Mas ela é um ponto de partida bem estabelecido. O próprio Einstein havia feito uma correção para poder dar conta da possibilidade de um Universo estático, que foi a introdução, na equação, da "Constante Cosmológica". Valores diferentes dessa mesma constante podem dar conta de um universo em aceleração. Todavia, ao que parece a tal constante não é constante e sim um campo, que permeia todo o espaço, cuja intensidade seria função da idade cosmológica do Universo e, possivelmente, da localização. Ainda não há uma teoria plausível para descrever esse campo. Sem contar que há, também, outras propostas de teoria colocadas na mesa, como a do universo balançante e outras, inclusive a cosmologia da dita "teoria das branas". O assunto ainda não tem uma resposta pacífica que satisfaça a todas as considerações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário