segunda-feira, 23 de maio de 2016

Você acredita na igualdade de direitos básicos entre humanos? E entre espécies? 01/10/2015

Isso não é uma questão de acreditar e sim de achar que deva ou não existir. Eu acho que tem que ser assim. Direitos plenamente iguais para todos. Independentemente de raça, nacionalidade, credo, nível social, cultura ou demais fatores. Só admito que certos direitos possam ser cerceados por limite de idade (idade mínima para dirigir, por exemplo) ou por razão de cumprimento de penalidade criminal. Quanto às espécies não humanas, acho que também têm que gozar dos direitos que os humanos gozam, exceto no que venha a provocar dano aos humanos. Mais ou menos como as leis da robótica do Asimov. Assim, só acho que se devam matar animais em legítima defesa. Mas não para comer, por exemplo. Ou para usar a pele. Exceto se não houver outra chance, como os esquimós no inverno do ártico. Em relação a isso, por exemplo, não gosto da concepção que distingue os humanos em gênero masculino e feminino. Para mim existem os sexos masculino e feminino. Mas ambos são, apenas, do gênero humano. Assim as leis nem podem mencionar o sexo em qualquer de seus textos. Tudo que se disser tem que ser válido para os dois sexos, sem distinção.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails