Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Gostaria de entender o que é campo, fisicamente falando. Pode explicar o que ele é essencialmente e do que é feito? 01/10/15
Campo é o constituinte primário do conteúdo substancial do universo. Ele é feito de si mesmo. Não é feito de nada mais primitivo do que ele. O resto é que é feito dele, como matéria e radiação. Mesmo na proposta da teoria das cordas, essas cordas são uma espécie de campo quantizado na forma de cordas e não de partículas pontuais. Essas cordas, em geral, são em forma de laços. Mas podem ser abertas também. Seja pela teoria das cordas ou não, a matéria e a radiação são quantizações de campos, isto é, são porções definidas e limitadas de campo que só existem possuindo certos valores definidos de carga, massa, spin e outras grandezas. Uma vez formada uma concentração de campo com esses valores, ditos "quânticos" essa entidade adquire uma individualidade na forma de partículas, como os quarks, os léptons, bem como os bósons transmissores das interações, como os fótons, os glúons e as partículas W e Z. Mas os campos também podem não estar quantizados, como o campo elétrico estático de uma carga. A carga, em verdade, é apenas a fonte ou o sumidouro do campo elétrico no espaço. No campo elétrico estático podemos considerar que existem "fótons virtuais", pois se o campo deixar de ser estático, automaticamente surgem fótons reais que transmitem a alteração do campo para o resto do espaço. O vácuo também é considerado preenchido por um "campo de matéria", constituído de partículas virtuais, que podem se transformar em reais, aos pares de partícula e antipartícula. Em verdade não existe espaço vazio no Universo. O vácuo não é vazio, ele tem campos e é atravessado por radiação. O que não se tem no vácuo é só matéria. Onde não há matéria, nem radiação e nem campo, não existe, também espaço, sequer vazio. Não existe nada (o que não é o mesmo que dizer que existe "o nada", pois nada é um pronome indefinido e não um substantivo - quer dizer, não existe uma entidade que seja "o nada").
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário