A incausalidade e o indeterminismo quânticos é que possibilitam a existência do livre arbítrio sim. Se eles não existissem, o mundo seria completamente determinista, e não é. Isso é um fato. A existência do livre arbítrio também. Se a realidade fosse determinista, aí é que nenhum "eu" tomaria decisão nenhuma. Mesmo que não se conheça, em pormenores, o processo que leva um organismo possuidor de mente a tomar decisão e, mesmo que decisões sejam tomadas de forma inconsciente, quem as toma é o organismo e, portanto, seu "eu". Note que o "eu" não é o mesmo que a consciência. O "eu" também engloba o processamento mental inconsciente que, aliás, é majoritário.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Em relação a pergunta do tairson,Percebi que a incausualidade quantica sustenta sua crença do livre arbitrio.O problema que ou o senhor maluco ou ou tem um Qi de 30;De onde que do acaso e fortuidade se tiraria o livre arbitrio?Uma vez que não é o "eu" que toma a decisao,não é voce que a toma.Estude 01/12/2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É verdade que tudo no universo já está determinado, que o passado, presente e futuro são, na realidade, foram "customizados", assim que ocorreu o Big-Bang?
De modo nenhum. O que surgiu com o surgimento do Universo foi um conteúdo de campo, o espaço, o tempo e o modo como esse conteúdo pode evolver no espaço e no tempo. Sendo que esse conteúdo deve ter surgido com o espaço que o contém já se expandindo. Todavia o modo como esse conteúdo evolve (as leis da Física) já engloba o indeterminismo e a possibilidade da incausalidade.
Postar um comentário