quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ernesto, como você consegue manter toda essa motivação em estudar e aprender? Isso não acaba? Você não passa por fases "menos produtivas" dando um tempo nos seus estudos? Um tempo longe de atividades intelectuais, dando um "descanso" pra mente. 22/11/2015

Sim. Há tempos eu ia todo ano tirar duas semanas de férias na praia. A última foi em 1996. De lá para cá meu dinheiro não deu mais. Mas eu tiro férias e, nelas, fico cuidando de arrumações na casa. Mesmo ao longo do ano eu não passo o tempo todo estudando. Também tenho minhas atividades de lazer, como escutar música, assistir filmes, pintar quadros, cantar, passear, assistir espetáculos de balé, de teatro, de música. Namorar também. Gosto muito, também, de conversar. Mas não gosto de ir a bares, porque não gosto de beber cerveja e, então, fico deslocado com a minha coca-cola. Além de que as pessoas, depois de beberem, não ficam mais lúcidas e, então, a conversa fica sem sentido. Porque conversa gostosa para mim, é filosofar. Não adianta, seja o que for que se estiver conversando, eu acabo filosofando a respeito. Porque é assim que minha mente está povoada. Gosto mesmo é de provocar polêmica, discutindo ateísmo, anarquismo, comunismo, cosmologia, psicologia, sociologia, bem como arte em geral, música, pintura, literatura, cinema, arquitetura e temas assim. Mas discuto sempre em alto nível. Sem apelar para argumentos "ad hominem".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails