Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 9 de agosto de 2016
Professor, provavelmente você já leu o livro do Sagan (o mundo assombrado pelo demônios) será que foi dito no livro, ainda nos assombra nos dias de hoje?E como tentar fazer as pessoas ter fascínio pela Ciência, no seu ponto de vista? Brigado 08/12/2015
Sim, já li, há bem tempo. Excelente livro. Esse fascínio costuma existir nas crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental e é perdido ao passarem para os anos finais (6º ao 9º) e ao longo do Ensino Médio. A razão é que a família e a escola passam a cobrar o desempenho em avaliações para aprovação, não só dentro da escola mas para ingresso a cursos superiores. E esse preparo se foca na reprodução de conceitos e raciocínios pré-estabelecidos, tolhendo totalmente a criatividade e a capacidade de busca, contemplação e interpretação dos fatos do mundo, que é o que provoca o deslumbramento. A reversão dessa perversa conduta está inteiramente nas mãos dos professores, mas eles não têm, em geral, nem o preparo e nem a coragem de arrostar a sociedade, as famílias, as administrações escolares, a política educacional, a competitividade pelo sucesso e tudo o mais que leva a infância deslumbrada, através da juventude, a uma idade adulta insossa, com uma vida enfadonha. Com exceção, é claro, daqueles que vivem no "mundo da Lua" e não possuem os "pés no chão", que são os que verdadeiramente importam e que alavancam o mundo. Por isso é que os cursos de licenciatura são muito mais importantes do que os de medicina, direito e engenharia. Porque eles formam os professores e professoras e esses e essas formam pessoas para consertarem o mundo. Claro que as pessoas precisam ter saúde, precisam viver num mundo justo e precisam de suporte tecnológico para suas vidas. Mas, principalmente, precisam de sonhos, de ideais, de motivação para viver. E isso só vem com a manutenção do deslumbramento pelo mundo em todos os seus aspectos. Isso é que os professores e professoras precisam manter vivo em seus alunos para o resto da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário