Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Há algo que constitui os quarks (em termos de partículas)? Que eu saiba, os quarks têm massa. Contudo, li que os constituintes mais íntimos dos átomos não têm massa. Em todo caso, de onde brota essa massa - e em que momento paramos de chamar essa propriedade de energia e dizemos que há massa? 30/01/2016
Os quarks e os léptons são as mais elementares quantizações do campo da matéria. Esse campo é o constituinte substancial primário do Universo. Ele não é feito de nada mais primitivo do que ele. O resto é que é feito dele. Nos quarks e léptons a quantização se deu com certos valores da carga elétrica, da carga de cor, do spin e de várias outras propriedades quânticas, que fez com que cada tipo deles tivesse alguma propriedade que, como quantizações que são, ficam inerentes a eles, isto é, eles só existem com os valores definidos dessas propriedades. Como férmions, eles exibem a propriedade de conservação de número, o que não acontece com os bósons, que podem surgir e desaparecer à vontade. A energia é considerada massa quando ele se torna um atributo fixo daquela quantização, inerente a ela. Ela só existe com aquela massa. No caso de partículas não elementares, como os núcleons, a massa também inclui as energias de ligação das interações internas deles. O mesmo acontece com os núcleos, os átomos, as moléculas e, até, os corpos macroscópicos. Todavia o que se dá o nome de "massa relativística", realmente não é massa, porque não é uma propriedade intrínseca e sim relativa ao movimento observado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário