Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
Professor, os problemas que tratamos na Fisica Classica podem ser redescritos corrigidamente dentro da Fisica Relativista? Ou esta fica mesmo para problemas envolvendo velocidade da luz e cosmologia? Ou ainda: um engenheiro civil poderia corrigir seus calculos com o uso da relatividade?
Todas as questões da Física Clássica e da Engenharia podem ser abordados sob o aspecto relativístico. Mas essa abordagem é extremamente mais complicada e levará, dentro da precisão das medidas, aos mesmos resultados da abordagem clássica. Apenas quando são envolvidas velocidades muito grandes (acima de um décimo da velocidade da luz), ou campos gravitacionais muito intensos (milhares de vezes mais fortes que o terrestre) é que a abordagem relativística é que conduzirá aos resultados corretos e a clássica não. Portanto, não compensa o esforço de usar a relatividade onde ela não leva a resultados que difiram dos resultados clássicos. Isso se aplica, inclusive, a mandar uma nave da Terra a uma lua de Saturno. Mas a relatividade já é necessária no projeto de um acelerador de partículas e, mesmo, de um programa de posicionamento global (GPS).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário