domingo, 20 de março de 2011

Penso em fazer vestibular para Bacharelado em História, mas tenho muito medo do mercado de trabalho ser restrito. Desisti da Licenciatura, pois a situação das salas de aula é cada vez mais decadente. O que o senhor acha?

Todo licenciado deveria fazer bacharelado e todo bacharel fazer licenciatura. Deveria haver uma única habilitação para os cursos acadêmicos na graduação. Um licenciado sem bacharelado é incompleto e um bacharel, que será pesquisador e também lecionará, sem didática, é um desastre. Se as disciplinas pedagógicas são mal dadas, isso é um problema conjuntural a ser resolvido. Para ser historiador você tem que ir até o doutorado. Então poderá trabalhar em Universidades e Instituições. Mas tem que ser muito bom para vencer os concorrentes nos concursos. Para isto não faça uma faculdade roskoff. Curse uma das cinco estrelas do Guia do Estudante: USP, UNICAMP, UFSC, UFRGS, PUC-RS, UFRJ, UFF, UFPR, UFPE, UFMG, PUC-MG, UFG, UNB, UFC. Enquanto faz a graduação, participe de pesquisas como bolsista de iniciação científica. Entrose-se com os alunos e professores da pós-graduação, mesmo que eu recomende que a graduação, o mestrado e o doutorado devam ser feitos em instituições diferentes, para evitar a endogenia, limitadora e prejudicial. Estude bem além do que é exigido. More na biblioteca e enfurne-se em museus. Visite sites de história na internet e veja documentário no You Tube e nos canais por assinatura. Monte apostilas com artigos da Wikipédia (melhor em inglês). Namore e case-se com uma historiadora. Viva, respire e sonhe história. Faça de seu trabalho seu lazer, isto é, frua um imenso prazer em estudar e pesquisar história. Quem faz uma separação entre a vida profissional e a pessoal não consegue se realizar. Escreva muitos artigos e os publique em revistas conceituadas. Mas bons artigos. Não escreva mediocridades, trivialidades nem originalidades descabidas. Imponha-se perante os colegas e professores por sua erudição. Mas não seja chato, convencido nem pernóstico. Seja assertivo, isto é, nem humilde nem seboso.
Todavia, lecionar na Educação Básica pode ser uma boa opção. Se você for uma pessoa dinâmica, inovadora, criativa, dedicada, responsável, competente, inconformista, você conquistará seu lugar e poderá ser contratado por uma boa rede particular que, em certos casos, paga até 20 mil por mês ao professor de excelência comprovada.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails