sábado, 30 de julho de 2011

Professor, qual sua opinião sobre a estátua do "Cristo Redentor" no RJ?

É uma bela estátua, vista de longe, e valoriza a paisagem do Rio. Mas acho que comete a impropriedade de fazer supor que o Brasil é um país cristão (mais propriamente católico), o que não é verdade. Institucionalmente o Brasil não possui religião, mesmo que a maior parte da população seja cristã. O ideal seria uma estátua que simbolizasse a hospitalidade, a paz, a amizade, o congraçamento humano, ou algo do tipo, sem menção à figura de Jesus, nem de Buda, nem de Maomé, nem de nenhum líder religioso, ou mesmo, nenhuma pessoa, como acontece com a Estátua da Liberdade, em Nova York. Mas não acho que deve ser destruída, já que existe, como não acho que devam ser destruídas as catedrais, sinagogas, mesquitas, pagodes nem templos de nenhuma religião, pois são um testemunho histórico e artístico de uma vivência da humanidade que não pode ser soterrada, mesmo que eu ache que deva ser abolida, que são as religiões. Que sejam preservadas como obras de arte e como museus, ou transformados (os templos), em bibliotecas, salas de concerto ou algo do tipo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails