quarta-feira, 27 de julho de 2011

Qual foi o conceito (talvez erronio) que te passaram de Deus. Coisas acontecem contra a vontade dEle, ou nada acontece contra a vontade dEle?

O conceito que tive de Deus é o de uma entidade pessoal (isto é, que tem uma mente com todos os seus atributos: memória, inteligência, vontade, sensibilidade, consciência e um "eu"), não biológica nem física (isto é, não pertencente ao Universo natural), com poder de agir sobre o Universo à revelia de seu comportamento natural (isto é, um "mágico", na acepção plena da palavra), que criou este Universo a partir de coisa nenhuma e provê continuamente o seu funcionamento, incluindo a vida de todos os seres, tendo o conhecimento total da ocorrência de todos os eventos passados, presentes e futuros que se deem nele. Esse Deus seria uma pessoa infinitamente boa e teria criado a espécie humana com uma alma distintiva do resto dos animais, que seria sobrenatural e imortal. Além disso esse Deus examinaria o comportamento de cada ser humano em sua vida biológica e, em função disso, determinaria se a vida da alma, depois da morte do corpo a ela associado, seria em uma situação de bemaventurança ou de danação eternas.
À medida que me aprofundava no estudo de ciências, filosofia e religião, concluí que essa noção não corresponde a nada que possa existir e concluí que Deus, se existir, é só o mágico mesmo, sem nenhuma bondade e justiça. Posteriormente concluí que nem esse pode existir. Se existisse e fosse onipotente e onisciente, mesmo que não benevolente (o que não tem como ser mesmo) então, é claro que nada poderia ocorrer à revelia de sua vontade, portanto o Universo e a vida de cada ser, seria apenas um imenso teatro de marionetes a seu comando. Daí, tudo os que as religiões afirmam seria balela e a salvação ou danação meros caprichos de sua mente insana. Isto é algo tão horripilante que não se pode conceber. Há tantos indícios de que não existe tal tipo de entidade que não consigo conceber que pessoas esclarecidas possam supor que exista.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails