A energia só pode ser transformada em energia ou massa, que é uma concentração de energia. Na morte térmica do Universo a energia continuará a ser a mesma que há hoje, armazenada como energia potencial gravitacional e dos outros campos existentes e como massa nos planetas, estrelas apagadas, gás e poeira que existirão. Como esses objetos, mesmo no zero absoluto de temperatura, ainda estarão em movimentos orbitais, haverá também a energia cinética desse movimento, além do fato de que, nos sistemas de férmions, devido ao princípio de exclusão de Pauli, o nível mais baixo de energia, correspondente ao zero absoluto, não tem energia nula. Quanto aos fótons da radiação de fundo, desaparecerão por atingir uma frequência nula. Sua energia reverterá para a gravitacional. O mais interessante de tudo isso é que o total de energia, incluindo a gravitacional do espaço-tempo, pelo que se conjectura, é nula, hoje, ontem e sempre. Mas a entropia sempre cresce e estacionará em seu valor máximo na morte térmica.
No caso do Big Rip, não haverá mais matéria, e, portanto, massa, mas haverá a energia do campo escuro e a potencial gravitacional, a primeira positiva e a segunda negativa. A expansão seria indefinida. Penso que esse não será o caso. Mas é um palpite meu. Acho que haverá a morte térmica.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Que tipo de energia existirá quando o espaço tiver no "fins do tempo". Toda a energia se transformará em que?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário