sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gosta de crianças?

Adoro crianças e elas me adoram. Desde que eu era novo. Sempre que eu ia a alguma festa que tinha crianças elas viviam à roda de mim e eu gostava mais das crianças do que do pessoal da minha idade. A razão é porque eu sempre levei as crianças a sério e elas a mim. Muitas vezes o pessoal da minha idade era debochado, irônico, sarcástico, gozador. Para uma criança, brincar é uma coisa séria. Quem ironiza as brincadeiras infantis magoa a criança. Debochar de suas fantasias é uma demonstração de desamor por elas. Mas também não se pode se infantilizar e fingir que se é criança. A criança sabe que você é adulto e fica achando você bobo. Você tem que ser adulto e se integrar no meio delas levando-as a sério. Isso não significa casmurrice. A seriedade pode ser alegre e divertida. Agindo assim você conquista a confiança e o afeto da criança. Mas você não pode desapontá-la e nem trair essa confiança. Isso também não significa que você tenha que fazer tudo o que ela quiser. Você pode e deve dizer o que não é para ser feito e porquê. Mas sem estupidez nem prepotência. Se você tiver essa atitude de sincera afeição pelas crianças você verá que o mundo infantil é um tesouro de sabedoria que muitos adultos deveriam sorver. Crescer e continuar a ter essa sabedoria da infância, que consiste em ser sincero, em ser confiante, em ser solidário, mesmo que haja crises de ciúme, é sinal de que se é um adulto centrado, uma pessoa do bem. Perder a candura da infância é triste para um adulto, que se tornará uma pessoa amarga. É preferível se ter uma certa ingenuidade mas confiar na vida e nas pessoas, sendo feliz, do que ser um ser maquiavélico que só vê maldade em tudo e, com isso, vive angustiado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails