sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prof., você se considera um polímata?

Sim, de fato acho que sou. Minha especialização é Cosmologia, que fiz em meu mestrado em Física Teórica no CBPF (não fiz doutorado). Mas sou licenciado em Matemática, tendo feito quase todas as matérias do Bacharelado, tanto de Matemática quanto de Física. Lecionei mais de doze mil aulas para o Ensino Médio e oito mil para o superior, de Física e Matemática, incluindo Relatividade e Física Quântica. É do que mais entendo. No entanto, por diletantismo, sempre estudei muito Filosofia, desde meus onze anos de idade. Entendo muito disso, principalmente porque não apenas estudo mas também filosofo. Outros assuntos que sempre gostei de estudar são Biologia Molecular, Teoria da Evolução, Neurociências, Psicologia, História, Religiões, Geografia, Geociências, Astronomia, Astrofísica, Informática. Sempre adorei estudar e o faço com um imenso prazer. E gosto de escrever a respeito em meus blogs e aqui, bem como participar de grupos de discussão no Facebook e no Orkut. Outra coisa a que me dedico é à Música. Ouço música clássica desde menino. Estudei três anos de piano e toco um pouco. Componho música, canto (tenho boa voz, tanto para canto lírico quanto para Bossa Nova) e produzo e apresento um programa de Música Clássica na Radio da UFV. Além disso pinto quadros e escrevo poesia, contos, ensaios e crônicas. Acho que entendo muito de língua portuguesa e sei Inglês e um pouco de Francês, Italiano e Alemão. Não tenho dificuldade de aprender nada que eu resolva aprender. Faço trabalho de marcenaria, mecânica, eletrotécnica, hidráulica, pedreiro, monto meus computadores, conserto quase tudo em minha casa. O que eu não sei é cozinhar e costurar, mas posso aprender, até a fazer tricô e crochê. Isso é fácil. Também não entendo de Direito, Administração, Negócios, Finanças, Economia, Contabilidade, Política (exceto filosoficamente), Medicina, Propaganda, 
Faço tudo isso com muito prazer e com qualidade também. Não tenho preguiça nenhuma e custo a ficar cansado. Se isso é ser polímata, eu sou polímata.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails