Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Vi uma pessoa dizendo "O Capital é a certeza da corrupção. O Estado é a possibilidade da Justiça." Você concorda com isso?
Não. O Capital favorece a corrupção, mas não é garantido que a provoque. Pode não provocar. Sem o Estado, de fato, não se há como aplicar a justiça, mas ele não a garante. A abolição da corrupção e da injustiça só acontecerá como produto de uma mudança na mentalidade das pessoas e isso será obtido pela educação e pela prosperidade honesta. O anarquismo é um sistema que só pode existir sem corrupção e sem injustiça. Mas isso tem que ser espontâneo. Por isso o anarquismo só será possível dentro de vários séculos. Será uma decorrência natural da civilização da humanidade. Então não precisará haver polícia nem justiça institucional, simplesmente porque não haverá crime nenhum e nem desonestidade nenhuma, por parte de ninguém. Policiais, advogados, carcereiros, notários e várias outras profissões, como banqueiros, bancários, contadores, auditores, militares, sacerdotes e outras deixarão de existir por falta de demanda desses serviços. Aos poucos irão acabando, como acabaram as de cocheiros, cavalariços, acendedores de lampiões públicos, limpadores de chaminés e estão acabando as de alfaiate, barbeiro, engraxate e outras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário