terça-feira, 9 de outubro de 2012

Acredita que as pessoas ignorantes, desprovidas de sabedoria, são mais felizes? Se sim, você abdicaria de todo seu conhecimento para ser ignorante e, consequentemente, feliz?

Não necessariamente os ignorantes são mais felizes e nem os cultos mais infelizes. A felicidade não reside nisso. Para mim, inclusive, ser culto pode ser motivo de mais felicidade do que ser inculto. Se bem que a cultura não implique em sabedoria, mas dá mais condições para ela. E a sabedoria sim, implica em felicidade. Certamente que eu não abdicaria de minha cultura em nome da felicidade, pois, nada me garantiria que seria bem sucedido. É-se feliz quando se sente satisfeito e realizado com a vida que se leva. Isso é o resultado, primeiro, de se amar e ser amado, depois, de se sentir que sua vida está sendo motivo de disseminação do bem para o mundo. Pode-se sentir isso sendo-se tanto ignorante quanto culto. Mas, no meu entendimento, sendo-se culto, isto é, tendo-se conhecimento abrangente e aprofundado, é mais fácil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails