Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Acredita que as pessoas ignorantes, desprovidas de sabedoria, são mais felizes? Se sim, você abdicaria de todo seu conhecimento para ser ignorante e, consequentemente, feliz?
Não necessariamente os ignorantes são mais felizes e nem os cultos mais infelizes. A felicidade não reside nisso. Para mim, inclusive, ser culto pode ser motivo de mais felicidade do que ser inculto. Se bem que a cultura não implique em sabedoria, mas dá mais condições para ela. E a sabedoria sim, implica em felicidade. Certamente que eu não abdicaria de minha cultura em nome da felicidade, pois, nada me garantiria que seria bem sucedido. É-se feliz quando se sente satisfeito e realizado com a vida que se leva. Isso é o resultado, primeiro, de se amar e ser amado, depois, de se sentir que sua vida está sendo motivo de disseminação do bem para o mundo. Pode-se sentir isso sendo-se tanto ignorante quanto culto. Mas, no meu entendimento, sendo-se culto, isto é, tendo-se conhecimento abrangente e aprofundado, é mais fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário