Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Qual a diferença entre presidencialismo e parlamentarismo, e entre monarquia e república?
Presidencialismo – Sistema de governo que prevê a nítida separação entre os poderes legislativo e executivo, sendo este exercido por um presidente eleito independentemente da corrente majoritária do legislativo. O presidente é tanto o chefe do governo quanto do estado.
Parlamentarismo – Sistema de Governo pelo qual o poder político é exercido por um gabinete ministerial por delegação do parlamento, sem uma efetiva divisão dos poderes legislativo e executivo. A representação da nação é feita por um chefe de estado que pode ser um Presidente da República ou um Monarca.
Monarquia – Forma de Governo em que a chefia do estado é exercida por um mandatário com mandato vitalício. Nas monarquias absolutistas o monarca (rei ou imperador) exerce também a chefia do governo com poderes totais. Nas constitucionais ou parlamentares o governo é exercido por representantes eleitos.
República – Forma de Governo em que o governante ocupa seu cargo em forma de revezamento, por prazos estabelecidos. Nas repúblicas democráticas o mandatário é escolhido pelo povo ou por seus representantes.Os EUA são presidencialistas. Mas é o único eficiente e eficaz. Prefiro o parlamentarismo mesmo. Como ocorre na Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Canadá, Japão e a maioria dos desenvolvidos. Os presidencialistas, em geral, são os latino-americanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário