Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Eu estou no 1º ano do ensino médio e é vísivel a falta de interesse que os outros estudantes têm pela ciência. O que o senhor acha que os professores poderiam tentar para recuperar o interesse dos jovens pela ciência?
A primeira atitude que os professores têm que ter para despertar nos alunos o interesse pela ciência é eles mesmos terem esse interesse genuíno. Serem deslumbrados pela maravilha do Universo e se empenharem a fundo em sua compreensão, sem outro interesse que o próprio conhecimento em si, independente de sua utilidade. Isso é contagiante e os alunos vão se entusiasmar também. Enquanto os professores ficarem preocupados como o que cai ou não cai nos vestibulares e no ENEM, não conseguirão fazer ninguém saber nada de ciência. E acontece que quem acerta mais as questões dos exames não é quem treinou fazer muitas questões mas quem, de fato, entende a fundo a matéria. E só consegue entender a fundo qualquer coisa quem se maravilha com aquilo. Quem estuda porque quer saber, porque gosta de saber. Se essa postura não for cultivada, isto é, o amor desinteressado pelo conhecimento, não adianta nada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário